Dicas para publicar na Scarium

O que esse artigo mostra são apenas orientações e sugestões que podem ajudar sua publicação na Scarium. Não há regras ou receitas para a criação de artigo e resenhas.

<h2 style=”text-align: right;”>Marco Bourguignon

Maquina de escreverIntrodução:

     Deixarei claro logo no início, o que esse artigo mostra são apenas orientações e sugestões que podem ajudar sua publicação na Scarium. Não há regras ou receitas para a criação de artigo e resenhas.

     Veremos alguns motivos que atrasam a publicação de um artigo ou uma resenha e algumas possíveis soluções para agilizar esse processo.

Seja respeitoso:

     É esperado que o autor exponha suas ideias de maneira respeitosa para com o leitor quando se escreve uma resenha. Procure evitar palavras agressivas, críticas vazias a livros, contos ou revistas, menosprezar o leitor de determinado gênero, etc.

      Muitas vezes um artigo ou resenha é bem escrito, mas devido ao tom utilizado pelo  ele é reprovado.

      Entenda que o objetivo de um artigo ou resenha é informar, divulgar, orientar ou entreter, por que não?, o leitor. Escreva com responsabilidade.

Artigo ou resenha?

     Algo que pode atrasar a publicação de um material é o fato dele ter características de resenha e ser enviado como artigo. Não é incomum um artigo ser transformado em resenha antes de ser publicado. Esse processo se dá mais ou menos assim: após o artigo passar pela “fila de espera de artigos” e ser formatado, se ele possuir características de resenha, ao invés de ser publicado, será enviado para a “fila de espera de resenhas”, onde aguardará um pouco mais. Por isso é bom mandar seu material para o lugar mais adequado logo de primeira. Informe no corpo do texto o tipo de material.

     Como saber se o que você pretende publicar será classificado como artigo ou como resenha? Não existe um critério definido para distinguir um artigo de uma resenha, mas em geral podemos fazer algumas observações.

      Artigos normalmente atendem umas dessas características:

     Possuem introdução, algum desenvolvimento, explicação ou vários exemplos e uma conclusão;

Tratam de forma muito detalhada;

Tem conteúdo técnico ou teórico;

Podem ter conteúdo ideológico que será complementado por comentários ou será fonte para algum debate construtivo.

 Resenhas normalmente:

São bem sucintas;

São opiniões compartilhadas de experiência na leitura de algum livro;

Indicam ou veiculam alguma divulgação interessante e útil para o leitor.

     Não há regras claras. Esses tópicos apenas fornecem pistas sobre como você deve classificar o seu material.

Imagens que não abrem ou faltando:

     Após adicionar uma imagem no seu artigo ou dica, clique sobre o link da mesma para ver se ela abrirá e se é realmente a imagem correta.

     Confira também se você realmente adicionou todas as imagens necessárias, que não faltou nenhuma.

     Como se deve referenciar uma imagem? Basta colocar, no corpo do artigo ou da resenha uma indicação, como por exemplo:

[adicionar imagem09.jpg aqui]

     Claro, deve-se numerar as imagens de acordo com as indicações.

 Erros ortográficos, de concordância e outros:

     Passe o corretor ortográfico no seu artigo ou resenha. É rápido e indolor. Um material demorará para ser publicado ou mesmo rejeitado se tiver muitos erros ortográficos e gramaticais.

     Após passar o corretor, releia seu texto. Isso ajuda na correção da concordância. Você não precisa mandar um texto perfeito, mas quanto menos erros ele tiver, menos tempo levará para ser publicado. Também não espere ter o seu texto 100% corrigido pelos editores. A correção é feita, mas não quer dizer que seja perfeita. Não temos revisores profissionais.

      Mais uma coisa. Não use o “internetês” para abreviar, como por exemplo: “vc”, “tbm”, “td”, “qndo” etc.

 Citação de fontes e plágio:

     É comum usarmos fontes de pesquisa para a criação de alguma resenha ou artigo. Se você usou alguma fonte, cite-a.

      A primeira coisa que é verificada nos artigos e resenhas pelos editores é se trata de plágio. O plágio é caracterizado pelo uso de material que não é da autoria do dono do artigo/resenha. Mesmo que você cite sua fonte, se o material for cópia, ele será reprovado por plágio, a menos que seja usado com a autorização do autor original.

      Portanto, se usou fontes, cite-as, mas também use suas próprias palavras no artigo.

      E no caso do material ter sido publicado pelo próprio autor em outro site? Não há problema. Não será considerado plágio.

 Conclusão:

     Sinta-se a vontade para escrever seus artigos e resenhas como quiser. Não há regras. Porém, seguindo essas orientações, com certeza seus artigos e resenhas serão publicados mais rapidamente. Além disso, provavelmente a qualidades do seu material será melhor do que antes.

Deixe uma resposta